19 de março de 2008

Satélites da Nasa confirmam degelo na calota polar ártica...

A espessura de trechos de gelo ártico mais antigos continuou diminuindo em decorrência do aumento das temperaturas globais, revelaram as últimas fotografias por satélite divulgadas pela Nasa, a agência espacial americana.

De acordo com dados fornecidos pela agência, há alguns anos o gelo perene cobria entre 50% e 60% do Ártico. Neste ano, cobre menos de 30%.

"A diminuição do gelo perene reflete a tendência de aquecimento climático a longo prazo e é resultado de um maior degelo no verão (hemisfério norte) e de um maior afastamento do gelo mais antigo" da zona polar, disse a Nasa em comunicado.

O satélite Icesat (Ice, Cloud,and land Elevation Satellite) destinado exclusivamente a registrar alterações na cobertura de gelo das regiões polares faz parte do Sistema de Observação da Terra, ou Earth Observing System (EOS), um programa da NASA que constitui numa série de satélites artificiais cujas missões e instrumentos científicos são designados para observação de longo alcance da superfície da Terra, bem como sua biosfera, atmosfera e seus oceanos. O primeiro satélite do programa foi lançado em 1997 e todas suas missões podem ser vistas aqui.

Neste sítio a NASA disponibiliza os produtos gerados pelo satélite e para saber mais leia sobre o assunto entendendo as lições das calotas polares para o clima.

Leia a notícia na íntegra, visitando sua origem, no sítio da Terra.

Nenhum comentário: