12 de agosto de 2013

A natureza da profecia moderna


O post de hoje trata de um artigo muito interessante que compara a postura dos cientistas que desde a década de 70 levantam a questão do aquecimento global com os profetas bíblicos de dois mil anos atrás. Não somente o tom alarmista de suas previsões são semelhantes como muitas de suas visões se confirmaram ao longo do tempo.

O artigo é de autoria do professor Richard Kool da Universidade Royal Roads, Canadá, e foi publicado na revista Ecological Economics, da renomada editora Elsevier. Analisando a inquietude provocada pelos profetas na civilização da época, defende que a comunidade científica atualmente, especialmente aqueles envolvidos em economia ecológica, análise de sustentabilidade e pesquisa de mudanças climáticas, estão atuando como modernos profetas em continuação direta da voz profética da bíblia.

Usando como exemplo o texto de 1972 "Limites para o crescimento" de D. H. Meadows e colaboradores, conclui que a vida de um profeta não é simples, e aqueles que oferecem análise penetrante na sua sociedade enfrentam uma série de dificuldades e ameaças.

Leia o artigo em sua página original ou baixe diretamente dos arquivos do PV.

Nenhum comentário: