Durante o período, visitei nosso vizinho Peru, um País com uma potencialidade turística tão grande quanto o explendor do império Inca. Na região da atual província de Cusco (incluindo a própria cidade de Cusco e Machu Picchu), onde se centralizava o império, transparece um exemplo de integração com a natureza e seus recursos mostrada pelo povo pré-colombiano.


E não se resume somente nos famosos terraços, que, seguindo as curvas de nível, serviam para conservação do solo em atividades de agricultura e contenção de encostas, mas também pelo planejamento das suas cidades (que hoje seriam chamadas “sustentáveis”) e outras aplicações da engenharia em diversas construções onde nota-se a vocação de trabalhar em conjunto com o meio ambiente, como se observa nas fotos abaixo, onde as pedras trabalhadas interagem completamente com as pedras originais.



Para quem se interessar, fiz um pacote com fotos que tirei lá no Peru de paredes inca, como a da foto abaixo: a famosa pedra dos 12 ângulos de Cusco. Completam o arquivo imagens de paredes das ruínas de Qoricancha, Sacsayhuaman, Oyantaytambo, Pisac e, claro, Machu Picchu. Para fazer o download, clique aqui ou aqui.
Desta forma, retorno às postagens habituais, informando que termino esta semana meu projeto de pesquisa em Avoided Deflorestation, o que gerará, sem dúvida, postagens sobre desmatamento evitado para geração de créditos de carbono.
Fuerza!
UPDATE: o SBT apresentou hoje (11/08) uma matéria muito boa sobre o Peru. Leia aqui e aqui mais sotre a engenharia Inca.
UPDATE 2: para quem quiser saber mais sobre a viagem ou deseja informações para seguir o mesmo trajeto, relatei minha jornada no fórum Mochileiros. Só clicar ai: Cusco via Acre - 100% terrestre (julho 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário