10 de agosto de 2008

Paredes, pedras e sustentabilidade Inca...

Andei afastado do Progresso Verde durante esses últimos dias, o que deixou o blog sem atualizações. Estava viajando e agora me atualizo do que está rolando com relação ao tema do Progresso para “rotear” informações por aqui.

Durante o período, visitei nosso vizinho Peru, um País com uma potencialidade turística tão grande quanto o explendor do império Inca. Na região da atual província de Cusco (incluindo a própria cidade de Cusco e Machu Picchu), onde se centralizava o império, transparece um exemplo de integração com a natureza e seus recursos mostrada pelo povo pré-colombiano.

Terraços em Pisac, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.Terraços em Machu Picchu, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.

E não se resume somente nos famosos terraços, que, seguindo as curvas de nível, serviam para conservação do solo em atividades de agricultura e contenção de encostas, mas também pelo planejamento das suas cidades (que hoje seriam chamadas “sustentáveis”) e outras aplicações da engenharia em diversas construções onde nota-se a vocação de trabalhar em conjunto com o meio ambiente, como se observa nas fotos abaixo, onde as pedras trabalhadas interagem completamente com as pedras originais.

Ruínas em Pisac, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.Ruínas em Machu Picchu, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.
Ruínas em Oyataintambo, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.

Mais do que isso, apresentavam forma de trabalho comunitária e usavam banheiro seco. As cidadelas possuíam sistemas de abastecimento de água, irrigação e saneamento. As paredes das casas tinham isolamento térmico. As cidades foram construídas para durarem uma eternidade e é essa a intenção que sugiro tragamos para o dia a dia juntamente com os princípios de planejamento, engenharia, integração e conhecimento presentes até hoje nas ruínas.

Para quem se interessar, fiz um pacote com fotos que tirei lá no Peru de paredes inca, como a da foto abaixo: a famosa pedra dos 12 ângulos de Cusco. Completam o arquivo imagens de paredes das ruínas de Qoricancha, Sacsayhuaman, Oyantaytambo, Pisac e, claro, Machu Picchu. Para fazer o download, clique aqui ou aqui.

Pedra dos 12 ângulos em Cusco, Peru. Foto: Jeison T.Alflen.

Desta forma, retorno às postagens habituais, informando que termino esta semana meu projeto de pesquisa em Avoided Deflorestation, o que gerará, sem dúvida, postagens sobre desmatamento evitado para geração de créditos de carbono.

Fuerza!

UPDATE: o SBT apresentou hoje (11/08) uma matéria muito boa sobre o Peru. Leia aqui e aqui mais sotre a engenharia Inca.

UPDATE 2: para quem quiser saber mais sobre a viagem ou deseja informações para seguir o mesmo trajeto, relatei minha jornada no fórum Mochileiros. Só clicar ai: Cusco via Acre - 100% terrestre (julho 2008).

Nenhum comentário: