Um assentamento de proporções humanas, funcionalmente completo, onde as atividades do ser humano se integram inofensivamente ao mundo natural, de forma a ajudar o desenvolvimento saudável deste e poder perdurar por um futuro indefinido, fazendo com que, ao trabalhar com o simples princípio de não retirar da Terra mais do que devolvemos a ela, as ecovilas promovem, na prática, a possibilidade da existência sustentável das gerações futuras.
As necessidades e princípios de uma ecovila se fundamentam no planejamento ocupacional. Veja aqui uma síntese desses princípios. A tecnologia e engenharia, voltada para soluções sustentáveis, locais e integradas, tem um papel muito importante nas ecovilas, como pode ser visto na captação de água, no banheiro seco, nos ecotelhados ou em outras diversas técnicas. A integração com a natureza garante a continuidade da implantação.
Conheça aqui algumas experiências de ecovilas no Brasil ligadas a IPEMA - Instituto de Ecovilas e Permacultura da Mata Atlântica.
Ecovilas movem-se em direção à sustentabilidade, dando alta prioridade a:
- Produção local de alimentos orgânicos / biodinâmicos (influência do design da permacultura.)
- Utilização de sistemas de energias renováveis, cataventos, biodigestores, etc
- Construção ecológica, tijolos de solocimento, bambu etc
- Criação de esquemas de apoio social e familiar, incluindo diversidade cultural e celebrações, danças circulares, etc
- Experiência com novos processos de tomada de decisão, utilizando técnicas de democracia profunda e facilitação de conflitos
- Economia auto-sustentável, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária
- Saúde integrada
- Educação holística baseada na percepção sistêmica
Fonte: Vamos criar uma ecovila? e Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário