29 de fevereiro de 2008

Conceitos verdes na informática...

Vi no ótimo Digital Drops, dois conceitos na área de informática. O primeiro é um mecanismo que transforma o calor do notebook em energia, fornecendo-a para um mouse sem fio. Genial. A outra é de um notebook com sua própria placa solar. Veja aí.

Calor do Notebook pode ser transformado em energia

Cheong Yian Ling e seu time de Singapura submeteram ao Greener Gadgets Design Competition 2008 um conceito muito interessante que aproveita o imenso calor de um notebook para fornecer energia a um mouse sem fio.

Usando tecnologias de nano-fios e indução de carga, a termoenergia cria um ciclo energético que pode ser utilizado como energia acessível. O calor é captado pelo mouse pad que se estende para baixo do notebook e o transforma em energia. Para recarregar o mouse, que foi batizado de DORmino, é só deixa-lo em cima do mouse pad.

Se o DORmino ganhar um prêmio no Greener Gadgets Design Competition 2008 as chances são boas de que o conceito vire realidade.

Veja mais detalhes deste e de outros concorrente ao Greener Gadgets Design Competition no blog Core77.

Continuar lendo

Notebook Solar com GPS

O designer Nikola Knezevic criou um conceito para um notebook com autonomia completa, graças a um painel solar que fica integrado ao case e recarrega as baterias. Ele seria equipado com GPS, acesso a Internet e telefone via satélite, o que o tornaria uma verdadeira solução de comunicação para profissionais.

O painel solar poderia ser destacado quando não estivesse em uso. Eu vou torcer muito para este conceito ser produzido, pois é uma ótima idéia!

Saiba mais no site do designer.

Continuar lendo

Nenhum comentário: