28 de fevereiro de 2008

Escola pública de Vassouras foi premiada por combater o aquecimento global...

A Escola Municipal Abel José Machado, de Vassouras (RJ), recebeu um prêmio internacional por um projeto desenvolvido no programa Tonomundo do Oi Futuro – instituto de responsabilidade social da Oi – para combater os efeitos das alterações climáticas e a degradação do solo na região. O Prêmio de Liderança Fire and Ice 2007 será concedido pela empresa canadense Elluminate, provedora mundial de tecnologia para vídeo conferência.

A solenidade da premiação foi realizada na sexta-feira passada, dia 22 de fevereiro, na própria escola, e contará com a participação online de representantes de todos os continentes. O Tonomundo é um programa de inclusão digital e social, que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar escolas públicas em centros irradiadores de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes.

Em 2007, alunos e professores da Abel José Machado, localizada no distrito de Massambará, em Vassouras – uma região castigada pelos efeitos da degradação do solo devido ao abuso de fertilizantes e pesticidas por parte de pequenos produtores – se envolveram com a comunidade para plantar uma horta orgânica em uma importante fazenda local. Depois de criar a horta, distribuíram mudas para incentivar o cultivo desse tipo de alimento.

A iniciativa é resultado do projeto Fire and Ice III – realizado pela Elluminate e com o apoio do Oi Futuro – que reuniu, no ano passado, duas escolas públicas do Brasil que participam do Tonomundo, além de escolas do Canadá e Moçambique, para discutir o aquecimento global. Os alunos participaram de seminários na web, através do software Elluminate Live!, uma tecnologia de vídeo conferência que utiliza salas virtuais para ministrar aulas, trocar e compartilhar idéias através da Internet. A proposta era incentivar a criatividade dos alunos para que ajudassem a reverter localmente os efeitos das recentes mudanças climáticas.

Segundo Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pela escola dentro do programa Tonomundo. “Eles ficaram com o desafio de desenvolver propostas e recomendar atividades comunitárias que pudessem contribuir para diminuir o impacto dos efeitos do aquecimento global. Dessa forma, também atingiram o principal objetivo do programa”, afirma.

A Elluminate doará um kit de hardware para a escola de Vassouras e a Promethean e Positivo entregarão um quadro branco eletrônico. A premiação terá um caráter internacional, pois além de ter presença online de representantes de todos os continentes, contará também com um professor convidado do iEARN nos EUA.

Sobre o Tonomundo

Desde 2000, o Tonomundo (www.tonomundo.org.br) atua em localidades com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) em parceria com a Escola do Futuro da USP e conta com a chancela da UNESCO para projetos que apresentem uma transformação social. O programa atua com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas on line, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola.

A metodologia do Tonomundo já foi universalizada e implementada como política pública no Espírito Santo, em Pernambuco, Sergipe, Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Itaituba (PA) e Belém (PA). O Tonomundo beneficiou mais de 650 mil alunos e 7 mil professores, em 598 escolas do país. Nesse período, o programa recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais.

Maria Fernanda de Freitas
Oi - Comunicação Corporativa
Oi Fixo: 31-21- 3131-2517
Oi: 31-21-8727-5785

mariafernanda.freitas@oi.net.br

Nenhum comentário: