21 de fevereiro de 2008

Por que Agricultura Orgânica?

Por Carlos Roberto Lino, ambientalista, Cubatão, SP (carloslino2007@yahoo.com.br).

Este quadro, simplificado ao máximo, mostra a relação estreita que existe entre a agricultura e a saúde do consumidor. Hoje está comprovado cientificamente que o método de cultura determina a qualidade do solo; que o solo determina o equilíbrio da planta; que a planta, por sua vez, determina a qualidade do sangue do homem e do animal que dela se alimenta.Os alimentos normalmente apresentados ao consumidor são muitas vezes desnaturados:
  • Por métodos de cultura (adubos, pesticidas);
  • Por métodos de criação dos animais (hormônios, vacinas, certos produtos veterinários nocivos);
  • Pela indústria alimentícia (refinação, aditivos, corantes, conservantes).

Para manter a saúde, cada indivíduo precisa de alimentos sadios, isentos de qualquer tipo de alteração.

A Agroecologia surge na década de 1970 como campo de produção científica, como ciência multidisciplinar, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza. O surgimento da agroecologia, cujas bases ainda estão sendo fundadas, coincidiu com a preocupação pela preservação dos recursos naturais. Os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo garanta a segurança alimentar. No âmbito da agroecologia encontramos as discussões sobre agricultura orgânica, biodinânica, natural, a agrofloresta, a permacultura e outros temas.

A Agroecologia nos faz lembrar de uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente, que promove a inclusão social e proporciona melhores condições econômicas para os agricultores de nosso estado. Não apenas isso, mas também temos vinculado a Agroecologia à oferta de produtos “limpos” ecológicos. Isentos de resíduos químicos, em posição aqueles característicos da Revolução verde. Portanto, a Agroecologia nos traz a idéia e a expectativa de uma nova agricultura, capaz de fazer bem aos seres humanos e ao meio ambiente como um todo, afastando-nos da orientação dominante de uma agricultura intensiva em capital, energia e recursos naturais não renováveis, agressiva ao meio ambiente, excludente do ponto de vista social e causadora de dependência econômica. A Agroecologia vem sendo constituído na ciência basilar de um novo paradigma de desenvolvimento rural, que tem sido construído ao longo das ultimas décadas.

Portanto a Agroecologia, mais do que simplesmente trata sobre o manejo ecologicamente responsável dos recursos naturais. A Ética na Agroecologia ainda que possa parecer demasiado filosófico, nunca é demais enfatizar que a Agroecologia tem como um de seus princípios a questão da ética, tanto no sentido estrito de uma nova relação com o outro, isto é, entre os seres humanos, como no sentido mais amplo da intervenção humana no meio ambiente, ou seja, como nossa ação ou omissão podem afetar positivas e/ou negativamente a outras pessoas, animais ou a natureza.

Carlos Roberto Lino é leitor do Portal do Meio Ambiente.

Leia aqui e aqui um pouco mais sobre o assunto.

Nenhum comentário: