7 de abril de 2008

Imitando a Natureza...

Araucária na FloNa de São Fco de Paula/RS. Foto: Jeison T. Alflen

Na nova edição do livro Ciência Ambiental, G. Tyler Miller Jr. contextualiza a questão ambiental com foco na sustentabilidade. No capítulo Ecologia de Comunidades, quando fala de capacidade de suporte das populações, o autor coloca que o princípio da sustentabilidade é imitar a natureza.

"Podemos desenvolver economias e sociedades mais sustentáveis se imitarmos as quatro grandes formas que a natureza usou para se adaptar e se sustentar por vários bilhões de anos."

Neste ínterim cita os quatro princípios da sustentabilidade relacionados a como a natureza funciona:

  1. A natureza funciona à base de energia solar renovável. Portanto temos que depender em grande parte de energia solar renovável;
  2. A natureza recicla nutrientes e resíduos; há pouco desperdício na natureza. A sociedade deveria estar incumbida de prevenir e reduzir a poluição, reduzir, reciclar e reaproveitar os recursos;
  3. A natureza preserva a biodiversidade ao proteger os habitats e os serviços de ecossistema e evitar a extinção prematura. Deveríamos usar a biodiversidade para se manter e se adaptar a novas condições ambientais;
  4. A natureza controla o tamanho populacional e uso de recursos de uma espécie por interações com seu ambiente e outras espécies. Assim, reduzir a natalidade humana e evitar o desperdício de recursos para impedir a sobrecarga ambiental, a redução e degradação de recursos é uma maneira de fomentar o desenvolvimento de sociedades e estilos de vida mais sustentáveis.

Não podemos sustentar indefinidamente uma civilização que exaure e degrada o capital natural da Terra, mas podemos sustentar uma que sobreviva do rendimento biológico fornecido pelo capital natural do planeta.

Um comentário:

Claudia Chow disse...

Com certeza temos q imitar a natureza, mas infelizmente o homem está cada dia mais longe dela! Quando vamos fazer o caminha de volta?