Na nova edição do livro Ciência Ambiental, G. Tyler Miller Jr. contextualiza a questão ambiental com foco na sustentabilidade. No capítulo Ecologia de Comunidades, quando fala de capacidade de suporte das populações, o autor coloca que o princípio da sustentabilidade é imitar a natureza.
"Podemos desenvolver economias e sociedades mais sustentáveis se imitarmos as quatro grandes formas que a natureza usou para se adaptar e se sustentar por vários bilhões de anos."
Neste ínterim cita os quatro princípios da sustentabilidade relacionados a como a natureza funciona:
- A natureza funciona à base de energia solar renovável. Portanto temos que depender em grande parte de energia solar renovável;
- A natureza recicla nutrientes e resíduos; há pouco desperdício na natureza. A sociedade deveria estar incumbida de prevenir e reduzir a poluição, reduzir, reciclar e reaproveitar os recursos;
- A natureza preserva a biodiversidade ao proteger os habitats e os serviços de ecossistema e evitar a extinção prematura. Deveríamos usar a biodiversidade para se manter e se adaptar a novas condições ambientais;
- A natureza controla o tamanho populacional e uso de recursos de uma espécie por interações com seu ambiente e outras espécies. Assim, reduzir a natalidade humana e evitar o desperdício de recursos para impedir a sobrecarga ambiental, a redução e degradação de recursos é uma maneira de fomentar o desenvolvimento de sociedades e estilos de vida mais sustentáveis.
Não podemos sustentar indefinidamente uma civilização que exaure e degrada o capital natural da Terra, mas podemos sustentar uma que sobreviva do rendimento biológico fornecido pelo capital natural do planeta.
Um comentário:
Com certeza temos q imitar a natureza, mas infelizmente o homem está cada dia mais longe dela! Quando vamos fazer o caminha de volta?
Postar um comentário