4 de março de 2008

Ceticismo ou conformismo?

Muito se fala do aquecimento global e, cada vez mais, do ceticismo em relação ao fenômeno, como expõe a excelente matéria abaixo.

Surgem novos conceitos, novos produtos, novos nichos de trabalho, novos cursos de graduação, de pós-graduação, conceitos de responsabilidade sócio-ambiental que outrora não habitavam a programação televisiva, novos commodities e até uma nova bolsa de valores ambientais. Ou seja, há uma nova onda em plena ascensão.

E ai está a chave da questão: o problema não é se existe ou não o aquecimento global. Na verdade existe apenas um fato: grande parte do carbono depositado no subsolo do planeta, acumulado durante bilhões de anos, está sendo lançado para a atmosfera em pouco mais de 50 anos e todo o mecanismo capaz de "sequestrar" esse gás tóxico também está sendo amputado, através do desmatamento de imensas áreas florestais.

Poderia dizer com certeza que isso vem causando o efeito estufa, mas esse é um dos pontos que está sendo contestado. Paciência.

Vejo que A GRANDE VANTAGEM ou A GRANDE VERDADE nisso tudo é justamente a possibilidade de desenvolvermos novas tecnologias e novas formas de implantar os processos necessários ao desenvolvimento da sociedade moderna, "engenharizando", usando a cabeça para garantirmos um futuro, no mínimo, mais saudável. Se, no dia a dia, surgem esses novos produtos e nichos como falei, parabéns pra nós. É uma prova de evolução da espécie, que sai de um momento passivo para, se Deus quiser, um momento de provar que merecemos o título de espécie mais importante do planeta.

Nesse sentido e para este propósito que mantenho o Progresso Verde, tentando trazer mais ao nosso cotidiano, com informação e discussão, esta "nova onda".

Agradeço a todos os que acompanham o blog. E que se faça o alarde, que cada vez mais se discuta e se proponha formas de melhorar a saúde do planeta.

Abraço a todos.

Um comentário:

Helena Rezende disse...

Seu blog está excelente, estou lendo tudo, aos poucos, é óbvio pois assim como eu, vc tem muitos posts.
Quanto ao tema do post, creio que os céticos, na verdade são uns egoistas, que creem que nós, seres humanos não inundamos o mundo de CO2, que o nosso Planeta está mais perfurado que queijo suiço, que nossos rios e oceanos estão extremamente poluídos e nossas florestas devastadas...só não vê quem não quer ver, pois até os cegos sabem disto.
Boa sorte, amigo!
Um fraternal abraço verde, Helena Rezende
http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com