5 de outubro de 2008

Manual de Capacitação: Mudança Climática e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo...

O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social supervisionada pelo ministério da Ciência e Tecnologia, disponibiliza um conjunto de estudos prospectivos sobre o Setor de C,T&I no Brasil. As áreas de ação ou temas são Estudos Temáticos e de Futuro, Avaliação Estratégica, Articulção e Coorperação e Divulgação e Difusão Científica.

Relacionado à este último tema, o CGEE lançou o Manual de Capacitação: Mudança Climática e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, lançado na 60ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2008. O Manual é o principal material de apoio para os cursos do Programa de Capacitação Sobre Mudança do Clima e Projetos de MDL, organizados pelo CGEE em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os cursos têm a finalidade de habilitar empresários e responsáveis municipais e estaduais para adoção de medidas de redução de emissões e elaboração de projetos de MDL.

O estudo propõe verificar o potencial de empresas e instituições estaduais e municipais para oportunidades de negócios no mercado de carbono. Além da atualização do documento Oportunidades de projetos de MDL para setores produtivos, elaborado pelo CGEE em 2006, o estudo identifica instituições brasileiras aptas a atuarem como Entidades Operacionais Designadas.

Em sua conclusão, o trabalho destaca o esforço brasileiro na criação de um cenário propício para a implementação de projetos de MDL. Entre as recomendações sugeridas estão a difusão de informações sobre o potencial do mercado de carbono, bem como a agilidade na definição dos critérios para o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, o que facilitará a execução de uma política nacional de mudanças climáticas no Brasil.

Para baixar o material, um dos mais completos lançados no Brasil nos últimos tempos, clique na imagem acima ou aqui. Para acessar outros estudos da organização você pode visitar a página junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia ou o sítio oficial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho!Ja deu para perceber que sei muito pouco sobre o tema a começar por quais os items, tarefas ou serviços que estão inluidos ou sao contemplados na permuta atraves do MDL.Nunca me foi dito que fosem contemplados outros items alem de MDL, e agora so de imprimi-lo ja vi o quanto desconheço do Protocolo de Quioto.
Muito obrigada pelo grande esforço,estejam seguros que vosso trabalho e pesquisa serão muito bem aproveitados!Liliana Halbritter