28 de janeiro de 2008

A importância da engenharia e da arquitetura para o mercado de commodities ambientais...

"....Cada uma destas funções deve ser atribuída a profissionais distintos, para evitar conflitos de interesses, ou seja, quem monitora não pode ser o implementador do projeto e aquele que audita ou certifica não pode ser o mesmo que faz avaliação ou realiza a perícia. O mesmo acontece quando lidamos com as especificidades da profissão de economistas, assim sendo, quando o economista está trabalhando no projeto econômico-financeiro não pode ser auditor financeiro e contábil dos projetos..."

Palestra a ser proferida durante no curso "Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Mercados Emergentes", à realizar-se pelo Depto de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO), disciplina Economia Socioambiental, nos dias 28/11 e 29/11/2008 e 05 e 06/12/2008.

No IIIº Seminário de Água-Negócios, tendo como tema central a "Bacia Hidrográfica do Rio Doce" promovido pela Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, EMATER/MG, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia do Rio Doce, no período de 14 a 16 de agosto de 2002, no Garfo Clube em Governador Valadares, teve a oportunidade de debater sobre o tema "Commodities Ambientais" conjuntamente com as lideranças dos profissionais que congregam os CREA’s – Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura. Discutimos sobre o importante papel destes profissionais para a formação do Mercado de Commodities Ambientais.

Quando lidamos com meio ambiente, estamos tratando de assuntos que exigem uma série de especializações em função das peculiaridades de cada projeto. Nos projetos em Commodities Ambientais cujas matrizes são a água, energia, biodiversidade, madeira, minério, reciclagem e controle de emissão de poluentes (água, solo e ar), será fundamental a multidisciplinaridade para que os economistas possam desenvolver ferramentas e estruturar projetos econômico-financeiros de acordo com as necessidades de cada setor.

Existem várias oportunidades de trabalho que se abrem a partir da formação deste novo mercado, sendo necessário treinar profissionais para exercer atividades em: a) Projeto e Implementação; b) Monitoramento; c) Avaliação e Perícia; d) Auditoria e Certificação.

Cada uma destas funções deve ser atribuída a profissionais distintos, para evitar conflitos de interesses, ou seja, quem monitora não pode ser o implementador do projeto e aquele que audita ou certifica não pode ser o mesmo que faz avaliação ou realiza a perícia. O mesmo acontece quando lidamos com as especificidades da profissão de economistas, assim sendo, quando o economista está trabalhando no projeto econômico-financeiro não pode ser auditor financeiro e contábil dos projetos.

O objetivo do mercado de commodities ambientais é abrir o mercado de trabalho para as comunidades através da produtividade agro-ambiental, agro-florestal, industrial, de comércio e serviços com planejamento urbano e sócio-econômico, estimulando a migração da população das grandes cidades para as cidades do interior, destacando a importância da agricultura sustentável e o ordenamento da construção civil em harmonia com o meio ambiente.

A engenharia de produção e planejamento proporcionará os subsídios necessários para a operacionalização da engenharia financeira, cuja função primordial será captar recursos para o financiamento dos projetos e torná-los economicamente viáveis.

A participação dos profissionais de engenharia e arquitetura no fomento e regulamentação deste novo mercado em conjunto com outros conselhos profissionais classistas é fundamental, uma vez que a conscientização ambiental não acompanha a degradação do meio ambiente, esta um reflexo da degradação social e da desumanização do capital.

Não há como preservar o meio ambiente sem preservarmos, em primeiro lugar, o mercado de trabalho para todos.

Fonte: Livro inédito A Mais Pura Fonte dos Manan­ciais - de Amyra El Khalili - Organizador Antonio Carlos Teixeira. Editora Virtual BECE-REBIA (no prelo)

Vi no BECE REBIA. Visite.

Nenhum comentário: