24 de janeiro de 2008

Revista Time escolhe José Goldemberg como herói ambiental...

O físico nuclear da Universidade de São Paulo e honorary founding father do GBC Brasil, José Goldemberg, foi escolhido pela revista Time como um dos heróis do meio ambiente mundial. Seu nome está ao lado de personalidades como Al Gore, o príncipe Charles da Grã-Bretanha e o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev.

Em edição especial, a revista destaca a iniciativa de Goldemberg em pensar e divulgar uma forma alternativa de combustível tendo com base a cana-de-açúcar, o que deu origem ao etanol. A idéia foi publicada no final da década de 1970 no periódico científico Science.

“O [paper] foi minha grande contribuição... eu destaquei que a cana-de-açúcar não era somente um produto, mas um combustível – e não fóssil. O que eu fiz foi assegurar que aquele era o caminho a seguir”, disse Goldemberg à Time.

A revista ressalta ainda que o pesquisador continua sua luta ambiental pautado principalmente na preocupação com o poder de destruição da humanidade. Goldemberg se posicionou contra a retomada da energia nuclear como fonte energética no Brasil.

“Nós [a humanidade] percebemos que representamos uma ameaça real, e daqui para frente, teremos de ser mais cuidadosos”, disse. “As pessoas estão se conscientizando que elas se tornaram forças ecológicas”, afirmou.

Leia na íntegra a reportagem sobre José Goldemberg no site da revista Time.

Fonte: GBCBrasil.

Nenhum comentário: