25 de janeiro de 2008

O ano da energia limpa...

O ano de 2008 será decisivo para a corrida das energias renováveis e, mais uma vez, o Brasil vai ocupar uma posição de destaque mundial. Embora os investimentos em alternativas ao petróleo e ao carvão venham crescendo de forma acelerada nos últimos dois anos — chegaram a 85 bilhões de dólares em 2007, crescimento de 20% sobre o ano anterior —, um eventual aperto nos mercados de crédito mundiais pode limitar os recursos destinados ao setor.

Ninguém se arrisca a fazer previsões sobre os rumos da economia mundial no próximo ano, especialmente a dos Estados Unidos, mas parece claro que uma desaceleração representará inevitável atraso no desenvolvimento de alternativas aos combustíveis fósseis.

Os financiadores das novas tecnologias energéticas têm os olhos fixos no mercado de capitais — as empresas de energia solar estiveram entre as estrelas da bolsa americana Nasdaq este ano —, e a perspectiva de um mercado pouco receptivo certamente vai diminuir o apetite dos capitalistas de risco. Ao mesmo tempo, devem crescer as pressões por subsídios e regulamentações que ajudem a viabilizar as fontes de energia limpa.

Ainda é infinitamente mais barato empurrar a economia adiante jogando dióxido de carbono na atmosfera e, sem incentivos ou obrigações, argumentam os investidores e empreendedores, o planeta não vai conseguir reduzir sua dependência dos vilões da mudança no clima.

O complexo jogo de forças da matriz energética planetária deve ser um dos principais itens da agenda dos líderes globais, sejam eles das empresas ou dos governos — e todos vão olhar para as bem-sucedidas experiências brasileiras.

O maior exemplo, claro, é a produção de etanol. Enquanto os produtores americanos ainda dependem de pesadíssimos subsídios governamentais, o combustível brasileiro hoje é extremamente competitivo. E deve surgir uma novidade importante entre os produtores de cana-de-açúcar: além de abastecer os carros de etanol, a planta será cada vez mais usada na geração de eletricidade.

Hoje, as usinas aproveitam apenas cerca de um terço do bagaço e da palha da cana para gerar energia elétrica — que, em geral, é consumida na produção de álcool e açúcar. Os dois terços desperdiçados têm um enorme valor, e ele começará aparecer em 2008, com maior aproveitamento da biomassa.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o potencial elétrico da biomassa da cana já é equivalente à produção esperada da hidrelétrica do rio Madeira e, em cinco anos, será igual à da usina de Itaipu.

Mas, para que essa promessa se concretize, falta uma definição política: o governo precisa tomar a decisão de incentivar essa energia limpa pagando melhores preços. "Se o governo está mesmo preocupado com a crise energética, deve criar incentivos fiscais para o desenvolvimento de energias alternativas", diz Marcos Jank, presidente da Unica.

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário: