25 de janeiro de 2008

Potencial da reciclagem para redução de CO2...

Um estudo realizado pela empresa de consultoria alemã Ökopol calculou pela primeira vez o potencial de redução das emissões de dióxido de carbono se metas obrigatórias para a reciclagem de resíduos sólidos municipais fosse estabelecida na União Européia (UE).

Segundo dados preliminares do estudo, a média de reciclagem dos resíduos sólidos na União Européia é de 37%, deixando de emitir 160 milhões de toneladas de CO2 por ano. Atualmente, a meta mínima da UE é de 50% e se cada país-membro alcançar esta taxa em 2020 e aqueles que já estão acima da taxa não diminuírem seus esforços, a economia anual de CO2 poderia aumentar em mais 88 milhões de toneladas.

Se todos os países-membros alcançarem o máximo atual dos Países Baixos (65%) até 2020, mais 144 milhões de toneladas de CO2 não seriam lançadas na atmosfera por ano.

As informações utilizadas no estudo foram tiradas de relatórios de ciclo de vida e das estatísitcas européias de resíduos de 2005, presumindo que as taxas de incineração continuem constantes. A versão final do estudo será publicada no dia 31 de janeiro em uma conferência internacional sobre resíduos e mudanças climáticas em Londres.

A conferência, organizada pela Associação de Cidades e Regiões para a Reciclagem e Manejo Sustentável dos Recursos (Association of Cities and Regions for Recycling and Sustainable Resource Management - ACR), irá apresentar vários estudos recentes sobre o balanço de CO2 em relação à diferentes opções de manejo dos resíduos, como a prevenção, reuso, reciclagem e recuperação de energia.

Fonte: Ecopress / Carbono Brasil / Waste Management Options and Climate Change.

Nenhum comentário: