30 de janeiro de 2008

Projetos de MDL aprovados pela ONU...

Todas as metodologias dos projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) aprovados pelas Nações Unidas estão disponíveis no site da Convenção Quadro sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC). Neste site você também encontra estatísticas sobre os mais de 900 projetos aprovados e acompanha o andamento do processo dos que estão sob análise.

O Instituto de Estratégias de Meio Ambiente Globais (IGES) criou uma prática e de rápido acesso planinha com todas informações sobre os projetos de MDL aprovados pela ONU. O documento traça o perfil do projeto, desde nome e país hospedeiro até dados sobre os participantes, tipo de projeto, data de início e de aprovação, quantos e quando os créditos de carbono serão emitidos.
Acesse a página com as publicações sobre MDL do IGES, onde é possível fazer o download da planinha de excel, clicando aqui (em inglês).

O site do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) reúne relatórios, pesquisas e análises do processo de aprovação dos projetos.

Já no site CDM Bazaar você encontra informações sobre vendedores e compradores de projetos de MDL. O site foi criado justamente com o intuito de servir como um facilitador do mercado global de MDL, através da divulgação de informações sobre atividades dos projetos e transações de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs). Não há nenhum custo para acessar o banco de dados do site.

O Mercado Brasileiro de Reduções de Emissões (MBRE) oferece um Banco de Projetos MDL validados por Entidades Operacionais Designadas (certificadoras credenciadas pela ONU). O sistema também acolhe para registro o que se convencionou chamar de intenções de projeto, ou seja, concepções parcialmente estruturadas de projetos que objetivem a condição futura de projetos validados no âmbito do MDL. O Banco de Projetos BM&F está aberto também ao registro de intenções de compra, ou seja, um investidor estrangeiro eventualmente interessado em adquirir créditos de carbono pode registrar seu interesse, descrevendo as características do projeto procurado. O MBRE também implatou um sistema eletrônico de leilões de créditos de carbono, agendados pela BM&F, conforme demandado pelos proponentes de projetos de MDL, podendo ser acessados, via internet, pelos participantes qualificados do mercado de carbono global.

Vi no Carbono Brasil. Fundamental.


Nenhum comentário: