14 de julho de 2008

Aquecimento global já faz peixes migrarem...

Mudanças de temperatura provocado pelas alterações climáticas terão um forte impacto sobre as pescas e da aquicultura, relatou na quinta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O FAO realizou uma reunião nesta semana em Roma sobre o tema, que pretende traçar uma imagem detalhada dos desafios que irão enfrentar a pesca marinha e os milhões que dela dependem para a sua renda e de alimento. Na reunião participaram cerca de 200 especialistas e autoridades políticas da pesca em todo o mundo.

De acordo com este organismo, ao contrário de espécies terrestres, aquáticos variar o seu corpo, dependendo da temperatura ambiente. Qualquer mudança na temperatura do seu habitat afeta seu metabolismo, afetando o seu crescimento, produtividade, de reprodução e de sensibilidade para doenças sazonais e toxinas.

Além disso, a agência observou que já sentiu os efeitos das alterações climáticas. O Atlântico mostra sinais claros de aquecimento de águas profundas e que tenham sido observadas alterações na distribuição de pescado. A água morna espécies estão se movendo em direção ao pólo. Além disso, há alterações na salinidade dos oceanos devido ao degelo e aumentou chuva.

O FAO salientou que o peixe é um dos produtos alimentares mais comercializados em todo o mundo e que cerca de 42 milhões de pessoas estão diretamente empregados no setor da pesca, principalmente nos países em desenvolvimento.

Fonte: ONU Brasil (espanhol). Vi no Portal do meio Ambiente.

Nenhum comentário: