8 de julho de 2008

União Européia negocia regras de combate às mudanças climáticas...

Da Efe, em Paris

Os ministros do Meio Ambiente da UE (União Européia) começaram nesta quinta-feira (3) as negociações para estabelecer as novas regras de combate às mudanças climáticas do continente. O objetivo é chegar a um acordo, a ser assinado antes do final do ano, que estabeleça como meta a redução de pelo menos 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2).

Por enquanto, os países do Leste Europeu, liderados pela Hungria, já manifestaram sua rejeição em utilizar o ano de 2005 como referência para os cálculos do acordo. Esses países argumentam que a data favorece os membros mais ricos da UE. Segundo o bloco, o ano de 1990 seria mais adequado como base para os cálculos.

O pedido vai de encontro à posição da Comissão Européia --braço executivo da UE--, que argumenta que antes de 2005 não havia dados precisos sobre as emissões de CO2 de cada país.

O ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, disse que a Presidência francesa da UE conseguirá um compromisso antes de dezembro.

Os 27 países-membros da UE se comprometeram a reduzir suas emissões em 30% se conseguirem chegar, na cúpula de Copenhague em 2009, a um acordo internacional para depois de 2012, ano em que encerrará a vigência do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Folha Online.

Nenhum comentário: