20 de dezembro de 2007

Barclays Capital lança primeiro Índice Global de Carbono...

A Barclays Capital - divisão de investimentos do Barclays Bank PLC - anunciou o lançamento de um índice global de carbono, o Barclays Capital Global Carbon Index (BGCI). O BGCI rastreia a performance dos créditos de carbono associados aos maiores esquemas de comércio de emissões de gases do efeito estufa do mundo.

É a primeira vez que um índice é disponibilizado para gerentes de ativos, bancos privados e investidores institucionais na tentativa de estabelecer um benchmark compreensivo para este mercado em rápido crescimento.

O BGCI compreende inicialmente dois sub-índices que rastreiam a performance dos créditos de carbono associados ao esquema de comércio de emissões da União Européia (EU ETS), às permissões da UE e ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto - as RCEs (Reduções Certificadas de Emissões). O índice irá incorporar novos esquemas ao passo que eles se desenvolvem ao redor do mundo.

Louis Redshaw, chefe de Mercados Ambientais, diz: “O lançamento deste índice é um desenvolvimento importante em nossas ofertas de produtos para mercados ambientais. Já que caminhamos em direção a primeira fase do Protocolo de Kyoto e a segunda fase do EU ETS, esperamos que o mercado cresça significativamente enquanto tanto empresários quanto investidores procuram gerenciar seus riscos e alavancar novas oportunidades”.

“A Barclays Capital é vista como um dos maiores inovadores na área de mercado de emissões. E com mais este produto em nosso portfólio estamos muito felizes em poder fornecer soluções (relacionadas ao) risco de carbono para todo o espectro de clientes”, acrescenta.

A Barclays Capital irá fornecer suporte e análises para estes índices por meio do seu website e outros canais de e-commerce, incluindo a Bloomberg. Os índices são calculados diariamente e utilizam preços padrão e um calendário de mercado apropriado aos investidores internacionais. Todas as regras do índice estão disponíveis no novo guia do BGCI.

Para obter mais informações, clique aqui.

Traduzido por Fernanda Muller, CarbonoBrasil

Fonte: Barclays

Nenhum comentário: