4 de dezembro de 2007

WBCSD Lança Documento que Discute Criação de um Mercado Global de Carbono...

A criação de um único mercado global de carbono é o tema de um documento lançado hoje pelo Conselho Mundial de negócios para o Desenvovlimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês).

“Os mercados de carbono são um elemento cada vez mais importante nas políticas nacionais climáticas. O seu design e a sua implementação refletem as diferenças entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, levantando dúvidas sobre como são desenvolvidos e o que seria necessário para interligá-los em um único mercado global de carbono”, declara a instituição no texto de divulgação do documento.

Estabelecendo um mercado global de carbono: Uma discussão sobre a ligação entre várias abordagens para a criação de um mercado global (clique aqui para fazer o download do documento) explora a possibilidade de ligação entre diferentes abordagens nacionais. Sistemas ‘cap and trade’, taxas de carbono, energias renováveis e padrões tecnológicos estão entre as abordagens propostas para o gerenciamento das emissões, cada uma resultando em um custo diferente em relação às emissões de carbono.

No trabalho complementar ‘Policy Directions to 2050’, o WBCSD delineia uma proposta para um novo acordo pós Kyoto e identifica o estabelecimento de um mercado global de carbono como um dos seus elementos principais.

A ligação entre as diferentes abordagens para gerenciamento das emissões poderia criar um mercado único, e um custo único para as emissões de carbono, além de fornecer acesso equitável para oportunidades de redução a baixo custo tanto nos países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento.

O desenvolvimento de um registro global e de instrumentos de mercado que permitam as negociações internacionais e um papel maior para os mecanismos baseados em projetos (como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) seriam um dos principais elementos de um mercado global de carbono. Um pouco mais para frente, poderia ser ampliado para incluir programas baseados em setores.

Outros elementos como penalidade por non-compliace (desrespeito às regras ou metas), monitoramento e relatórios, e políticas de compensação também precisam ser esclarecidos. Um mercado global de carbono também precisa de um órgão supervisor e estar sujeito a revisões rígidas, como os mercados financeiros globais.

No próximo dia 11, o WBCSD organizará um evento paralelo a COP de Bali onde deve aprofundar as discussões em torno do tema.

Traduzido por Fernanda Müller, CarbonoBrasil

Fonte: WBCSD

Nenhum comentário: