5 de dezembro de 2007

Capacidade de Sequestro das Florestas...

É certo que além da tão falada redução de emissão dos gases do efeito estufa, a única saída para garantir um futuro promissor para nós é plantar florestas. Mas qual a capacidade de seqüestro de carbono pelas espécies? Quanto de carbono comprovadamente um povoamento florestal ou mata nativa pode seqüestrar por hectare em um ano, por exemplo?

Considerando que poucos são os dados comprovados, para se ter uma idéia, em um estudo sobre a implantação de mamona, com uma população de 5000 plantas/ha, o valor encontrado foi de de 9 ton/ano de carbono assimilado.

Na matéria da Revista Galileu "Florestas que salvam o clima" lê-se que "...o plantio de novas florestas pode controlar o aquecimento global, como ainda render dinheiro para países como o Brasil, que têm um vasto território para criar novas matas e regenerar as que estão danificadas. O Brasil pode rejuvenescer 500 mil hectares de áreas degradadas (1 hectare equivale a 10 mil metros quadrados) e com isso retirar 5 milhões de toneladas de carbono do ar.", ou seja 10 ton/ano, valor que coincide com o do artigo sobre a mamona.

Se tratando de floresta nativa a relação entre seqüestro de carbono e incremento médio anual (IMA) é evidente e os estudos do INPA, IMAZON, etc. nivelam o incremento em 1 m³/ha relativo ao sequestro de 1 ton/ano. Entretanto, uma rápida pesquisa mostra que, com Manejo Florestal este índice atinge valores entre 2,5 m³.ha-1 e 4 m³.ha-1 em estudos realizados na Costa do Marfim.

Nenhum comentário: