6 de dezembro de 2007

Panorama atual do MDL...

No segundo semestre deste ano, o Executive Board da UNFCCC, responsável pelas aprovações de projetos MDL, registrou uma média de cerca de 150 novas submissões por mês.

Apesar do aumento no número de projetos submetidos desde março, o mesmo não acontece com relação ao registro dos mesmos pela ONU. Uma análise feita pelo Centro Risoe do Programa de Meio Ambiente da Nações Unidas (UNEP Risoe) e divulgada ontem mostra que o número de projetos registrados aumentou ligeiramente, alcançando a média de 30 mensais.

“Olhando os gráficos, pode-se observer que desde março, o número de projetos que solicitaram registro caiu em cerca de 20 a 30 por mês. Isto seria causado pelo sobrecarga de projetos a serem verificados pelas entidades operacionais designadas (DOEs)?”, questiona o relatório de análise.

Estão em trâmite na ONU atualmente 2.783 projetos de MDL, sendo que 859 já foram registrados e outros 149 estão em processo de registro. O total de reduções de emissões certificadas (RCEs) emitidas é 94,4 milhões, alcançando um aumento de cerca de 91,9% na média de liberação de novas RCEs.

Apesar de 62% dos projetos de MDL serem relacionados a energias renováveis, eles respondem por apenas 29% das RCEs emitidas. Projetos relacionados ao tratamento de gases óxido nitroso (N2O), hidrofluorcarboneto (HFC) e perfluorcarboneto (PFC), que são 3% do total, respondem pelo maior volume de créditos de carbono emitidos - 32% do total. Isto se deve ao potencial destes gases para o aquecimento global. Uma tonelada de HFC, por exemplo, tem o potencial de aquecimento global de 12 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2). Por isso, a redução de uma tonelada de HFC gera 12 mil RCEs.

CarbonoBrasil

Nenhum comentário: