22 de maio de 2008

Entrevista com Phillip Fearnside...

Uma das maiores autoridades quando se fala em desmatamento evitado e Amazônia é o ecólogo Phillip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele é o segundo cientista mais citado no mundo sobre aquecimento global - 530 vezes, para ser mais exato. O número está no Science Citation Index, um índice compilado pela gigante inglesa Thomson Scientific e é parte do ramo da empresa especializado na criação de bancos de dados com informações sobre ciência.

A frequência com que os colegas citam Fearnside dá uma medida da importância científica de suas idéias. Elas estão formuladas em mais de 400 artigos baseados em suas pesquisas na Amazônia, onde bateu meio por acidente em 1976. Fearnside, nascido em Massachussets, nos Estados Unidos, planejava fazer seu nome como cientista na Índia. A geopolítica tirou-o da rota.

O cientista concedeu uma ótima entrevista para o sítio O Eco, que você confere aqui. Para saber mais das publicações de Fearnside visite sua página no INPA.

Nenhum comentário: