Hoje paga-se uma média de 4% do valor do carro todo ano. Carros com mais de 20 anos são isentos. Não vou dizer que é culpa do IPVA, mas ele acabou sendo mais um incentivo para comprarmos carros poluentes. Calma, deixa eu colocar meu ponto. Um cara que compra um carro diesel novo - que polui muito mais o ar e com o barulho, agrava a poluição sonora - paga menos imposto (proporcionalmente) que um popular a álcool, por exemplo. Uma caminhonete a gasolina, consome muito mais que um carro japonês, polui muito mais, e o imposto é o mesmo. Sem falar nos carros velhos, que gastam e poluem muito mais que qualquer outro, tanto o ar como poluição sonora e muitas vezes são isentos de IPVA.
O imposto sobre automóveis em pleno 2008 deveria levar em conta além do valor da caranga, a poluição sonora, a poluição do ar e a utilização de materiais recicláveis na produção. Um carro que polui mais deveria pagar mais imposto que um que polui menos. E faço “mea culpa”, me incluo no perfil dos poluentes com o meu carro, já prometi que vou me desfazer dele e ficar só de bike ainda esse semestre. Agora que eu deveria pagar mais imposto por ele poluir mais que outros, deveria.
Fica a sugestão para os políticos que vem aí esse ano.
Fonte: Update or Die
Um comentário:
É de grande urgencia,ser instituido o IPVA VERDE,pois devemos criar recursos compativeis com o problema do aquecimento global,para investimento rapido na remediaçao desta gravidade.
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