29 de maio de 2008

IPVA verde?

Segundo pesquisas realizadas recentemente, pelo menos 40% do que ganhamos são destinados pra pagar impostos. Todos sabem que esse dinheiro na maior parte dos casos não vai pros lugares devidos e pra piorar ainda mais, tem imposto que a gente paga duas vezes. Enfim, tá tudo errado e o IPVA é um dos impostos errados que deveria ser repensado para a realidade de hoje em dia.

Hoje paga-se uma média de 4% do valor do carro todo ano. Carros com mais de 20 anos são isentos. Não vou dizer que é culpa do IPVA, mas ele acabou sendo mais um incentivo para comprarmos carros poluentes. Calma, deixa eu colocar meu ponto. Um cara que compra um carro diesel novo - que polui muito mais o ar e com o barulho, agrava a poluição sonora - paga menos imposto (proporcionalmente) que um popular a álcool, por exemplo. Uma caminhonete a gasolina, consome muito mais que um carro japonês, polui muito mais, e o imposto é o mesmo. Sem falar nos carros velhos, que gastam e poluem muito mais que qualquer outro, tanto o ar como poluição sonora e muitas vezes são isentos de IPVA.

O imposto sobre automóveis em pleno 2008 deveria levar em conta além do valor da caranga, a poluição sonora, a poluição do ar e a utilização de materiais recicláveis na produção. Um carro que polui mais deveria pagar mais imposto que um que polui menos. E faço “mea culpa”, me incluo no perfil dos poluentes com o meu carro, já prometi que vou me desfazer dele e ficar só de bike ainda esse semestre. Agora que eu deveria pagar mais imposto por ele poluir mais que outros, deveria.

Fica a sugestão para os políticos que vem aí esse ano.

Fonte: Update or Die

Um comentário:

joao junior disse...

É de grande urgencia,ser instituido o IPVA VERDE,pois devemos criar recursos compativeis com o problema do aquecimento global,para investimento rapido na remediaçao desta gravidade.