26 de maio de 2008

O uso eficiente de energia...

O bolso de muitos brasileiros sofre na hora de pagar a conta de luz, o custo e o consumo de energia têm subido constantemente nas últimas décadas. As principais conseqüências desta evolução são o aumento do consumo de combustíveis fósseis e a resultante poluição ambiental em todos os níveis, ¾ local regional e global. Cerca de 85% do enxofre lançado na atmosfera - principal responsável pela poluição urbana e pela chuva ácida - origina-se na queima de carvão e petróleo, bem como 75% das emissões de carbono - responsável pelo "efeito estufa" - fica explicado o porquê de fontes alternativas de energia estarem ganhando espaço.

Entre elas destacam-se: hídrica, térmica, nuclear, geotérmica, eólica e fotovoltaica, sendo esta ultima a mais difundida nos grandes centros urbanos, fornecida através de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. Países como Estados Unidos, Japão e Holanda têm prédios residências que usam este tipo de energia. “A energia solar é limpa, inesgotável e gera economia, o consumidor consciente sente a diferença no orçamento doméstico” diz o engenheiro Luiz Fernando Lucho do Valle, presidente da Ecoesfera Empreendimentos Sustentáveis.

Outras medidas podem ser adotadas para reduzir o consumo excessivo no período das estações mais frias, como por exemplo, o uso de lâmpadas de baixo consumo em toda casa, sensores de presença nas áreas comuns dos edifícios e garagens “O menor consumo representa uma substancial redução na conta de luz de cada apartamento e na taxa do condomínio e, ainda, otimiza os investimentos e as intervenções na natureza para produção de mais energia” define do Valle.

Veja dicas para um consumo eficiente:

  • Desligar aparelhos que tem a função “stand by”, pois mesmo nesta função eles continuam gastando energia, manter ligados somente eletrodomésticos que necessitam de uso constante como geladeiras e freezer.
  • No inverno, a temperatura interna da geladeira/freezer não precisa ser tão baixa quanto no verão.
  • Para começar, é preciso escolher produtos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com certificados e selo de economia.
  • Tomada quente é sinônimo de desperdício. Por isso evite o uso de benjamins que sobrecarregam as tomadas, aquecem os fios desperdiçando energia elétrica e podem causar acidentes.
  • Banhos demorados aumentam o valor de sua conta de energia elétrica. Não tente reaproveitar uma resistência queimada, pois além de provocar um aumento de consumo, isto põe em risco sua segurança.

Fonte: Visar Planejamento

Veja o que já rolou aqui no PV sobre o tema e aqui outras dicas para economizar energia.

Nenhum comentário: