27 de maio de 2008

Poluição na Atmosfera, Mudanças do clima e mudanças de vidas...

O objetivo do artigo que indico aqui é de relatar alguns dos efeitos nocivos á saúde humana, causados pelos diversos poluentes atmosféricos. O autor Carlos Roberto Lino procura responder a perguntas como: quais as causas e as conseqüências dos problemas respiratórios na saúde humana? Como a poluição na atmosférica pode trazer grandes danos à saúde humana?

A exposição à poluição ambiental é uma das grandes causas de doenças respiratória crônica, sendo maior causa de exacerbação de asma e de doença pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), influenciando o aparecimento de doenças respiratórias que incluem o aumento da insuficiência respiratória aguda, inflamação e irritação de brônquios e diminuição da função pulmonar.

Esses poluentes lançados na atmosfera sabidamente causam sérios distúrbios respiratórios, inclusive com a necessidade se recorrer a atendimento hospitalar e ambulatorial. A estreita relação entre problemas respiratórios e a concentração de poluentes atmosféricos deveria significar uma preocupação cada vez maior para os administradores das políticas publicas, não apenas da área da saúde, mas, também, do ambiente e planejamento econômico social.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário: