26 de maio de 2008

Fotos e fatos do aquecimento global...

Mais algumas fotos que demonstram os efeitos do aquecimento do planeta. Clicando aqui você é conduzido ao World View of Global Warming que, através de documentação fotográfica pretende chamar atenção aos impactos que o aquecimento global está produzindo no mundo. São diversas galerias como: Antartida, Alasca, geleiras, zonas costeiras, oceanos, entre outras. Estas duas fotos ai de cima são as geleiras do Alasca em 1950 e julho de 2002

Nesta página aqui, mantida pelo Greenpeace, também estão disponíveis diversas imagens e outros documentos interessantes.

Ainda falando de fatos e registros que comprovam as conseqüências do aquecimento global, recente é a notícia que fala do desaparecimento da geleira 'Broggi', que ficava a cerca de 400 quilômetros ao nordeste de Lima. A geleira 'Pastoruri', no mesmo país, também está retrocedendo rapidamente. A geleira Broggi teria desaparecido em 2005, apesar de ter contado com uma superfície superior a 1,8 quilômetro quadrados em 1995, segundo a agência oficial Andina.

O diretor da Unidade de Glaciologia do Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena), Marco Zapata afirmou que a superfície da Cordilheira Blanca, a cadeia montanhosa coberta de gelo que atravessa o centro do Peru, é de 535 quilômetros quadrados, o que representa uma diminuição de 25% em relação à existente em 1970. O cientista lembrou que entre 1948 e 1977 a média de retrocesso anual das geleiras na cordilheira era de entre oito e nove metros por ano, mas desde 1977 até o momento o retrocesso é da ordem de 20 metros.

Veja abaixo a evolução da geleira.

1932197719972004

"Há 30 anos começou a acontecer um retrocesso bastante acelerado das geleiras, o que é indubitavelmente conseqüência do aumento de temperatura global do ambiente. São muitos os fatores, mas todos conseqüência da mudança climática", declarou.

Além disso, Zapata lembrou que com relação às geleiras não há formas ou técnicas para possibilitar sua recuperação. Teria que começar "a aplicar medidas que permitam diminuir o aumento da temperatura global que origina a mudança climática, mas é uma questão de esforço em nível de todos os países do mundo", explicou. Notícia completa aqui.

Fonte: G1 e fotos do Caos Ambiental

Um comentário:

Anônimo disse...

gente vamos juntos preservar o meio ambiente, pois sem ele ñ podemos viver vamos nos concientizar q é preciso preservar para preservar cada vez mais a vida humana e a vida do planeta,PRESERVAR É UM ATO DE AMOR:QUEM AMA CUIDA abrace essa causa!!