29 de maio de 2008

Fundo Amazônico...

Nem bem terminei de definir o tema do artigo para minha pós em engenharia ambiental, eis que surge o assunto do "avoided deflorestation" no BNDES. Ainda não é um mecanismo de flexibilização, mas estamos no caminho. Mr. Fearnside agradece.

A semana que vem promete. Além dos números sobre o desmatamento, sai o decreto de criação do Fundo Amazônico, que será gerido pelo BNDES e receberá dinheiro de doações para ser distribuído para atividades que ajudem a conter o desmatamento da região.

No dia 5, o conselho do Fundo Amazônico e sua regulamentação também serão revelados ao distinto público. O conselho, em outros tempos, seria chamado de saco de gatos. Vai ter de fazendeiro a ambientalista, de índio a empresário e de acadêmicos a técnicos do governo. É uma salada que pode dar certo.

Em 2 meses, o fundo estará apto a receber dinheiro. O primeiro a entrar virá do bolso do governo norueguês. Serão 500 milhões de dólares ao longo de cinco anos. Os recursos são de uma reserva para aplicação em meio ambiente constituído pelo governo da Noruega com uma taxação sobre a exploração de petróleo no Mar do Norte. O governo brasileiro bem podia copiar a idéia.

O fundo não irá enriquecer ninguém, a não ser a si próprio. A partir de uma média de desmatamento nos últimos dez anos, ele terá condições de captar doações toda a vez que a taxa anual de derrubada na Amazônia ficar abaixo desse número. Vai funcionar mais ou menos assim: a cada tonelada de carbono não emitida por conta da redução do desmatamento, o Brasil terá direito de captar junto a doadores 5 dólares.

Fonte: O Eco

3 comentários:

onça disse...

Só dará certo se os verdadeiros donos das terras forem beneficiados com qualidade de vida, impor limites aos indios e evitar que os aloprados criem artimanhas para saquearam essas verbas.No Brasil, não falta verba para nada, pois, o desvio que é quase que total.

Anônimo disse...

É CLARO.......
TEM QUE DAR CERTO SIM.QUE CONVERSSA FIADA É ESSA!Á AMAZÕNIA NAÕ E LUGAR DE GOLPISTA.E ESSEFUNDO TERÁ A RESPONSABILIDADE DE GERIR,GARANTIR UM FUTURO MELHOR PARA Á FLORESTA!
SE VOCE QUER DINHEIRO TEM QUE TER TRABALHO.NÃO SE DEVE FICAR TIRANDO O QUE VOCE NÃO PLANTOU.OS CHEFES QUE ARRUMEM OUTRO MEIO DE SOBREVIV~ENCIA,PARA ISTO TEM A (FUNAI).

renildo rodrigues santos disse...

agora começaram a raciocinar, tomara que este investimento chegue aos proprietarios das terras, anos atras eram obrigados a desmatar 80% das terras para ficar com elas e agora mudaram as regras é obrigado a conservar 80% das florestas, e as florestas nao crecem do dia para a noite. agora com este fundo e o dinheiro realmente chegando as maos dos proprietarios, as coisas começa a melhorar. se os outros paises querem que nós conservamos nossas matas que paguem para isso. porque eles já destruiram as deles. Nada mais justo.