16 de novembro de 2007

Melhorando a Eficiência Energética...

Vejam essas notícias:

China ultrapassa Estados Unidos em emissão de CO2

EUA e China lideram emissões de CO2 para geração de energia

Austrália lidera ranking de emissão de CO2 per capita

O principal teor das notícias sobre aquecimento global, na maioria das vezes, enfoca o quantitativo de emissão de CO2 dos países. Vimos na parte 2 da série sobre MDL, quando falamos do Protocolo de Quioto, que este coloca como objetivos não somente a redução de emissão de gases do efeito estufa e o resgate ou seqüestro do carbono em excesso na atmosfera, mas também o aumento da eficiência energética. É um assunto pouco discutido, necessário aos Países de ambos anexos e promissor mecanismo para o desenvolvimento sustentável.

"Aumentar a eficiência energética, diminuindo o desperdício de energia, permite que se utilize menos energia para realizar mais trabalho útil. Em outras palavras, é preciso aprender a fazer mais com menos."

Os países que lideram as emissões de CO2 no planeta, também são os líderes em desperdício de energia. 84% de toda energia comercial usada nos Estados Unidos é desperdiçada (dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos). Cerca de 41% dessa energia são perdidos em função da degradação da qualidade de energia imposta pela segunda lei da termodinâmica. Outros 43% são desperdiçados sem necessidade, principalmente como resultado da utilização de veículos automotivos, fornalhas e outros dispositivos que desperdiçam combustível, bem como por morar e trabalhar em prédios com vazamentos, mal isolados e mal projetados.

"Os Estados Unidos desperdiçam energia equivalente a dois terços do que a população humana mundial consome."

O objetivo do post não é simplesmente criticar os Estados Unidos, afinal este índice, proporcionalmente, não é muito diferente do observado para qualquer País. Os números exorbitantes se devem ao alto volume de energia empregada pelos americanos. É mais ou menos como os impostos: quem não gostaria de pagar 10 mil reais de impostos por mês? Afinal, pagamos impostos de maneira proporcional ao valor que recebemos de salário, então um alto valor de impostos pago corresponderia a um alto salário. Mas os dados são importantes para comprovar o quão impactante podem ser os efeitos da falta de planejamento e de alternativas sustentáveis.

Quatro exemplos amplamente utilizados de desperdício de energia:

  • Uma lâmpada de luz incandescente desperdiça 95% de sua entrada de energia de eletricidade. Em outras palavras, é uma lâmpada de calor.
  • Uma usina nuclear produzindo eletricidade para aquecer o ambiente ou a água desperdiça cerca de 86% da energia no seu combustível nuclear e provavelmente 92% quando incluímos a energia necessária para lidar com seus resíduos radioativos e para desativar a usina.
  • Um veículo automotivo com um motor de combustão interna desperdiça de 75% a 80% da energia em seu combustível.
  • Em uma usina de queima de carvão, dois terços da energia liberada pela queima do carvão terminam como calor desperdiçado no meio ambiente.

Especialistas em energia recomendam substituir esses dispositivos ou melhorar em muito sua eficiência energética nas próximas décadas.

Pretendo falar bastante de energia nos próximos posts. Quais as melhores alternativas energéticas e formas de diminuir o desperdício aumentando a eficiência energética através de soluções inteligentes.

P.S.: está no ar a página do instituto americano Center for Global Development e publicada no site Carbon Monitoring for Action (Carma, na sigla em inglês), uma organização americana especializada em desenvolvimento. Ótimos.

Nenhum comentário: