6 de junho de 2008

Condições básicas para o desenvolvimento...

A tecnologia é um assunto sempre presente na busca de implantação dos preceitos de sustentabilidade a longo prazo. Mas o buraco é mais embaixo. De que adianta evoluirmos tecnologicamente integrando as nações do mundo se não há condições básicas de infra-estrutura e saneamento em nossas cidades aqui no interior desse “Brasilzão”??

Observe o infográfico abaixo: no Pará, Acre e aqui em Rondônia saneamento básico é uma ilusão.

Uma pesquisa divulgada no dia 04, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que 34,5 milhões de brasileiros vivem sem acesso à coleta de esgoto nas áreas urbanas. O número é o resultado de um crescimento de 3,2% na cobertura dos serviços de saneamento no país, em relação a 2001.

O Brasil avança em passos largos, não se pode negar. Porém a mesma energia utilizada para divulgar os biocombustíveis lá fora ou defender nossa Amazônia deve ser utilizada para garantir desenvolvimento para o país e, neste contexto, a alternativa dos países europeus investirem seus recursos em terras tupiniquins – e em todos outras nações do novo mundo – é mais que filantropismo: pode ser o começo da devolução de todas riquezas extraídas de nosso solo e subsolo durante os últimos 5 séculos.

Nenhum comentário: