14 de junho de 2008

Programas de educação ambiental...

Vou indicar duas ótimas dicas de softwares de educação ambiental que descobri navegando na rede. Iniciativas louváveis de cidadãos – ou organizações – de bem preocupados em divulgar os princípios ambientais para nossas crianças.

O primeiro é o CD-ROM "Nossos Bichos: Mamíferos do Pantanal", idealizado pela Embrapa Pantanal e a Conservação Internacional (CI) disponível no sítio da Embrapa Pantanal. São dois jogos interativos sobre os mamíferos do pantanal onde é possível conhecer muitas informações como pegadas, sons e características de diversas espécies. O CD contém ainda um arquivo com informações adicionais de cada animal citado com o objetivo de apoiar os professores na sala de aula, além de uma bibliografia adicional para aquele que desejar se aprofundar no conteúdo.

O material estará disponível para download aqui e será baixado na forma de arquivo zip. Depois de extrair o conteúdo basta abrir a pasta e clicar no arquivo denominado "inicio". Leia aqui a notícia do lançamento do CD.

A outra iniciativa é o guia de educação ambiental da Fundação Movimento OndAzul, uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que nasceu em 1990 com a missão de promover e participar de ações visando a preservação, conservação e a otimização do uso sustentado das águas brasileiras e ecossistemas associados. Uma iniciativa de Gilberto Gil, estimulado pelos resultados conquistados por um movimento ambientalista que liderou no ano anterior: o Movimento OndAzul.

O joguinho é muito massa – literalmente, pois é apresentado por um bonequinho de massinha de modelar – e conta com vários tópicos como “o espaço onde moramos”, “as cidades vem crescendo” e “vida urbana e meio ambiente sustentável” entre outros. Aqui você baixa o jogo, que também pode ser jogado online, sem a necessidade de download.

Enjoy!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meus caros amigos,
sou estudante do cursos de direito da faculdade integrada do recife.
Estou fazer meu projeto de pesquisa em cima da educação ambiental, gostaria que os senhore me ajudasse me indicando algum tipo de trabalho. Mas especficamente, meu tema é: A educação ambiental como medida de proteção ao meio ambiente.
Cap 1 - educação, meio ambiente e educação ambiental como poder/dever do poder polílico.
Cap 2 - Educação ambiental como formar de preservação e conservação do meio ambiente.
Cap 3 - Progrmas de sucesso com educação ambiental.
Obrigado,
ayron albuquerque
ayron_albuquerque@yahoo.com.br