14 de junho de 2008

Ministério da Agricultura dá primeiro passo para "adotar" florestas plantadas...

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes assina, no próximo dia 18, a ata de instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Silvicultura. A solenidade acontece na sede da Embrapa, em Brasília (DF).

A iniciativa é um marco para o setor de florestas plantadas no Brasil e confirma o interesse de Stephanes em vincular a silvicultura em sua pasta. "Eu vejo esse setor, como setor de produção. Gostaria, inclusive, de ver políticas florestais editada pelo ministério", ressaltou o ministro em entrevista exclusiva à Painel Florestal.

Assista o vídeo

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Florestas (ABRAF), Cesar Reis, este é o primeiro passo para o reconhecimento da silvicultura como atividade agrícola. "Estamos confiantes no papel que esse grupo poderá desempenhar discutindo políticas de florestas plantadas, tratando o setor como ele deve ser tratado", ressaltou Reis lembrando, inclusive, que essa é uma reivindicação antiga da Abraf.

Nesse sentido tramita, na Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 3.482, de autoria do deputado José Santana de Vasconcellos (PR-MG). Aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o Projeto de Lei está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributações.

"A floresta plantada é como qualquer atividade em que você planta e colhe e, além disso, preserva as matas nativas", justifica o deputado federal. Para José Santana, sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, o setor poderá contribuir ainda mais com o desenvolvimento do país.

A Câmara Setorial será composta por representantes de entidades florestais de diversos estados, universidades, Embrapa, CNA, INMETRO e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para a solenidade de instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Silvicultura estão sendo esperadas as presenças de deputados federais, senadores e de entidades e instituições convidadas como SEBRAE e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Painel Florestal

Nenhum comentário: