7 de junho de 2008

Florestas Plantadas Evoluindo com Sustentabilidade...

Plantio de Pinus elliotti na FLONA Chapecó/SC. Foto: Jeison T. Alflen.
Tenho falado bastante da Amazônia aqui no Blog, mas a necessidade de manter o mercado abastecido de matéria prima florestal deve ser incentivada através do plantio de florestas comerciais. Fique claro que manejo florestal não se relaciona apenas com a exploração de nossas riquíssimas florestas primárias, onde a riqueza de produtos madeireiros e não-madeireiros ainda é deveras desconhecida, mas também com toda atividade florestal embasada por técnica adequada para produção, como nos casos dos plantios homogêneos de eucalipto e pinus.

O mundo tem 3,95 bilhões de hectares de florestas e a produção mundial de madeira é de 3,4 bilhões m³/ano sendo 1,6 bilhão m³ para uso industrial. As florestas plantadas somam quase 200 milhões de ha e a sua contribuição na produção mundial de madeira se aproxima de 50% do total. O crescente comércio mundial de produtos florestais é da ordem de US$ 330 bilhões / ano, representando 3,7% do valor global do comércio de todas as comodities.

Muitas comunidades vivem nas florestas e muitas pessoas dependem das florestas. Atenção especial tem sido dada à conservação de solo, água, biodiversidade e outros valores ambientais. A preocupação universal com o futuro das florestas está materializada nos diversos tratados e convenções internacionais. Florestas e atividade florestal estão na agenda internacional dos governos, dos legisladores, das empresas, da academia, dos trabalhadores, das comunidades, das organizações não governamentais e dos consumidores.

O mundo se defronta com um complexo desafio: é possível alcançar o manejo florestal sustentável com progresso econômico? Muitos países têm demonstrado vontade política para melhorar o manejo de suas florestas revisando suas políticas e legislação e fortalecendo as instituições florestais.

Leia mais informações a respeito da sustentabilidade das florestas plantadas aqui. Graças ao noticiário da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais que recebo diariamente em meu e-mail.

Nenhum comentário: