2 de junho de 2008

Destaques das negociações da COP 9...

Ontem, em Bonn, Alemanha, encerrou a Nona Conferência entre as Partes (COP9) da Convencao de Diversidade Biológica. Paralelamente às reuniões oficiais, ocorrem debates e eventos paralelos, que envolveram mais de 190 paises e um público de milhares de pessoas de diferentes setores da sociedade, entretanto poucas manifestações ocorrem em relacao a COP 8 em Curitiba.

Diante das negociacões, a Delegacao Oficial Brasileira tem se posicionado gradativamente estratégica em relação a vários interesses presentes. Mesmo com alguns equívocos durante o evento, nada ainda foi decido e aprovado em relação ao temas desta convenção. A pressão da sociedade civil diante da Delegação Brasileira permanece na esperança que o Brasil não retroceda nas negociações.

Ainda não li nada concreto das conclusões do encontro, mas abaixo você encontra os principais pontos discutidos.

Diversidade Biológica Florestal

Ainda em negociação entre as Partes, este tema envolve a polêmica e contradições em relação as arvores genéticamente modificadas. A aprovação de uma moratória esta praticamente descartada, mas o principio da precaução deve ser adotado entre as Partes.

Biodiversidade e Mudança Climática

Ate a noite de ontem o documento ainda estava em elaboração e discussão. A preocupação dos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade é generalizada, entretanto não há consenso entre as Partes sobre a fertilização dos oceanos.

Biodiversidade Agrícola

O principal ponto na discussão desse tema é em relação aos impactos dos Biocombustíveis na biodiversidade, alguns países defendem a moratória, outros o principio da precaução, e alguns a não aplicação do principio, como o Brasil.

Biodiversidade Marinha e Costeira

O debate sobre fertilização dos oceanos também permanece nas negociacões das Partes sobre Biodiversidade Marinha e Costeira.

Áreas protegidas da biodiversidade

As negociações estão em torno dos recursos financeiros disponíveis.

Acesso e Repartição de benefícios

Os países megabiodiversos estao juntos nas negociações para uma repartição mais eqüitativa e justa dos benefícios da biodiversidade. Enquanto algumas partes fazem restrições quanto ao posicionamento desses países.

Mecanismos Financeiros

É o principal interesse das negociações entre as Partes, principalmente para os países em desenvolvimento.

Espécies Invasoras

Destaca-se nas negociações das Partes a utlização de espécies nativas para a recomposição e manejo florestal com respeito aos ecossistemas especifico de cada pais.

Adaptado do Portal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: