22 de junho de 2008

O preço do petróleo...

A escalada do preço do barril de petróleo assume contornos extremamente preocupantes. O preço do ouro negro mais do que triplicou em apenas quatro anos, ou seja, dos 30 dólares de 2003 passou para os 50 em 2004, para os 70 em 2005 e para os 100 em 2008.

E agora? As perspectivas não se afiguram muito animadoras. A crescente atividade especulativa e a desvalorização do dólar contribuem para o pessimismo reinante nesta matéria.

O petróleo é um bem muito sensível às realidades geopolíticas, facilmente comprovável no aumento do seu preço em virtude do clima de crispação entre o Irão e os EUA e, posteriormente, no clima de tensão vivido na fronteira entre a Turquia e o Iraque.

Para além dos fatores apontados anteriormente, outras causas permitem explicar o aumento exponencial do preço do petróleo, nomeadamente uma procura desenfreada levada a cabo pela Índia e China, países com grande dimensão demográfica e um elevado crescimento econômico, a invasão, ocupação e posterior instabilidade política e social do Iraque e até mesmo algumas catástrofes naturais.

A apreensão vivenciada pela comunidade internacional prende-se com as inevitáveis conseqüências deste ritmo alucinante de subida do preço do petróleo: este aumento reflete-se no crescimento econômico, com um inegável abrandamento, e na inflação, com um aumento. O constante aumento, no mercado internacional, de alguns bens essenciais, como o trigo, açúcar, café e o arroz, é disso exemplo: de Janeiro de 2007 até agora o pão já registrou uma subida de 25% , fruto do acréscimo de 124% do preço do trigo verificado na zona euro neste ano.

Aumentando o custo do petróleo aumenta necessariamente o custo da generalidade dos bens pois tudo é transportado e os bens são produzidos com recurso a energia estando esta presente em tudo o que consumimos.O abrandamento do crescimento econômico é outras das conseqüências do aumento do preço do petróleo, pois preços altos implicam menos consumo e consequentemente dificuldades para as empresas que assim não conseguem escoar a produção. Este abaixamento na produção traz consigo grandes dificuldades às empresas e invariavelmente assiste-se a um aumento das taxas de desemprego.

Aumentando o custo do petróleo aumenta necessariamente o custo da generalidade dos bens pois tudo é transportado e os bens são produzidos com recurso a energia estando esta presente em tudo o que consumimos.

O abrandamento do crescimento econômico é outras das conseqüências do aumento do preço do petróleo, pois preços altos implicam menos consumo e consequentemente dificuldades para as empresas que assim não conseguem escoar a produção. Este abaixamento na produção traz consigo grandes dificuldades às empresas e invariavelmente assiste-se a um aumento das taxas de desemprego.

Texto elaborado por Miguel Jardim, docente da ESJM.

Vi no Ecomoniz e tirei o gráfico do Acionista.

Nenhum comentário: