A edição de março-maio tem como tema “O Sistema Florestal Brasileiro e as Mudanças Climáticas Globais”, assunto que muito me interessa, tema de meu projeto de pesquisa e importantíssimo para o Brasil na problemática do aquecimento global. Todos os artigos são pertinentes e de primeira linha, escritos por profissionais de renome, inclusive, internacional. Muitos poderiam – e vão – virar posts aqui no PV, mas aproveito para indicar para leitura e reflexão alguns deles. Clicando na imagem acima ou aqui você lê a edição na íntegra. Boa leitura.
- Mudança do clima: Protocolo de Kyoto, MDL e o regime futuro (por Luiz Gylvan Meira Filho, Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP)
- As florestas no âmbito da COP-13 (por Thelma Krug, Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente)
- Mudanças climáticas e florestas: oportunidades e desafios (por Aldicir Scariot, Oficial de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)
- Brasil: vilão ou líder? (por Fábio Feldmann, Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade)
- Efeitos das mudanças climáticas sobre a floresta primária da Amazônia Central (por Niro Higuchi, Pesquisador do Inpa Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia)
- Campeões de desmatamento (por Evaristo Eduardo de Miranda, Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite)
- Desmatamento, mudanças climáticas e equilíbrio amazônico (por Eneas Salati, Diretor Técnico da FBDS - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável)
- Sistemas Florestais e Mudanças Climáticas (por Luiz Carlos Baldicero Molion, Diretor do Instituto de Geofísica da Universidade Federal de Alagoas)
- Compensação pelo desmatamento evitado: Oportunidades para negócios sustentáveis no setor florestal da Amazônia (por Carlos Souza Júnior, Pesquisador Sênior do Imazon)
- Oportunidades de financiamentos com créditos de carbono na Amazônia podem alterar o mercado de carbono global (por Pedro Moura Costa e Till Neeff, Presidente e Consultor da EcoSecurities de Londres, respectiva-mente)
- As florestas brasileiras no contexto das mudanças climáticas globais (Demóstenes Barbosa da Silva, Diretor de Gestão de Meio Ambiente e Crédito de Carbono da AES Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário